Este blog é uma ferramenta indispensável para divulgar meu trabalho e para um enriquecimento dos que se dedicam a pesquisa em educação.

Usem sempre quando precisarem e, quando citarem é necessário que seja mencionado:
OLIVEIRA, Michele Pereira. www.educacaoeinclusao.blogspot.com
Obrigada, e estou a disposição sempre que necessário nos endereços de e-mail indicados.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Publicado em http://www.sedu.es.gov.br/




Palestras fortalecem conteúdo na Escola Judith da Silva Goes Coutinho





19/04/2012 - 15:47



Alunos da Escola Judith da Silva Goes Coutinho, localizada na Ponta da Fruta em Vila Velha, participaram do ciclo de palestras “Valorização do Ser Humano”. Eles tiveram a oportunidade de tirar dúvidas relacionadas ao mercado de trabalho, bullying nas escolas e a Lei Maria da Penha. Palestras motivacionais e apresentações diversificadas foram algumas metodologias usadas para enriquecer o conhecimento dos estudantes.



Durante a palestra "Mercado de trabalho” a psicóloga Daniella Heringer apontou questões relevantes como direitos e deveres trabalhistas, empregabilidade, comportamento e a relação entre patrão e funcionário.


Para reforçar a ideia, os estudantes produziram peças teatrais, exibiram a cartilha de orientação sobre a prática, em Power Point, e mostraram slides ilustrativos, com linguagem simples e contemporânea.



A Lei Maria da Penha foi o assunto que fechou o ciclo de palestras e a integrante do Conselho Municipal da Mulher, Vagna Araújo, orientou e tirou todas as dúvidas dos alunos. Vagna explicou como surgiu a lei e sua eficácia no Estado, que por sinal, tem aumentado a cada dia.



Vagna Araújo esclareceu ainda que a violência, doméstica quando promovida na presença dos filhos, pode causar consequências drásticas. A agressividade mental sofrida pela testemunha e o trauma que, na maioria dos casos, pode ser permanente, são algumas sequelas acarretadas pela cena criminosa.



Como forma de complementar o tema, a psicóloga Daniella Heringer frisou pontos cruciais para a boa convivência entre homem e mulher na sociedade atual.



A pedagoga da escola, Michele de Oliveira Pereira, disse que a participação dos alunos foi fundamental, e que as palestras irão colaborar para a formação em diferentes sentidos na vida dos alunos.



“A participação com perguntas e a interação direta nas temáticas foram muito importantes, pois assim cria-se a possibilidade de formar futuros cidadãos críticos, de opiniões seguras. Serão mais responsáveis no meio social e com a carreira profissional”, finalizou.



A iniciativa “Valorização do Ser Humano” da Escola Judith da Silva Goes Coutinho encerrou suas atividades no dia 11 de abril e contou com o apoio de todo o corpo pedagógico da unidade.







Nenhum comentário: